06 de setembro ficou marcado em Terra Nova do Norte pela realização do 1º Desfile de Bandas e Fanfarras na Praça 13 de Maio.
 O evento aconteceu em comemoração aos 195 anos da Independência do Brasil.
Publicado em: 08/09/2017 ás 12:16:00 Autor: João Latres Fonte: Assecom

A programação começou com a apresentação cultural da Escola Municipal Chapeuzinho Vermelho com a dança do Carimbó, um ritmo musical amazônico e também uma dança de roda de origem indígena, típica da região norte do estado do Pará; na sequencia a Escola Municipal Vista Alegre coreografou a música “Coração Brasileiro” e a Escola Municipal Norberto Schwantes cantou a canção “Gigante do Amor” dando cores e ritmo ao evento. Já a Escola Estadual 12 de Abril expos o que há de melhor entre seus feitos culturais com apresentações musicais executadas pelo do coral da escolar.

Para o desfile das Bandas e Fanfarras foi possível contar com a parceria das Prefeituras de Matupá, Guarantã do Norte e Peixoto de Azevedo através Secretária Municipal de Assistência Social Marizete de Souza que vem realizando um belíssimo trabalho juntamente com a Policia Militar, executando o “Projeto Luz do Amanhã” e com isso vem promovendo cidadania e dignidade humana a jovens e adolescentes da cidade de Peixoto de Azevedo com um resultado muito elogiado pelos presentes.

A abertura dos desfiles ficou a carga da Fanfarra do Município de Matupá sobre a monitoria de Elias Júnior Turcatto dando um show de organização e brilhantismo com seus 40 (quarenta) componentes; logo na sequencia a Fanfarra Municipal de Peixoto de Azevedo entrou na praça marcando o espaços com 65 componentes destacando se pelas coreografias sincronizadas mostrando o efeito de uma organização  disciplinar; a Banda Musical Raça Leal de Guarantã do Norte, bem como as demais apresentações levantou o publico com sua apresentação. Foram 30 (trinta) minutos de execução musical que arrancaram aplausos espontâneos a todo o momento dos expectadores. A qualidade das apresentações da Banda Musical Raça Leal é fruto dos 17 anos de experiência do Maestro e Regente Emanoel Weingnton de Souza Miranda e a coreógrafa Vanuza Natariane Benites Barbosa Miranda, que na oportunidade enfatizou o incentivo dado pela prefeitura de Guarantã do Norte para que a banda fosse reativada.

A 1ª Dama de Peixoto de Azevedo Marizete de Souza, em uso da fala no dispositivo das autoridades engrandece os trabalhos do Coronel Gildasio da Policia Militar que em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social desenvolve o “Projeto Luz do Amanhã” cultivando segurança com integração social, agradecendo ainda pelo convite para que a fanfarra se apresentasse e Terra Nova. No dispositivo ainda se fizeram presente o Secretário Municipal de Educação Reginaldo Marcolan, Assessor Pedagógico da SEDUC Domingos Jari Vargas, vice-prefeito Pascoal Alberton, Presidente da Câmara Municipal Adelar Marcante, Prefeito Valter Kuhn, secretários municipais e todos os diretores das escolas estaduais e municipais de Terra Nova do Norte.

Nas falas, o Secretário Reginaldo Marcolan e o Assessor Pedagógico Domingos Jari Vargas seguiram a linha do civismo e o Presidente da Câmara Adelar Marcante falou o quão é importante o resgate desses valores. O Prefeito Valter fez um breve retrospecto da história de Terra Nova para com eventos dessa natureza e a partir daí se comprometeu em dar suporte à sua equipe de trabalho no sentido de promover a volta do município  à ênfase cultural com o retorno da Fanfarra e a Banda Musical municipal de forma que na próxima edição do evento sejam os primeiros a desfilar na praça. “Já fizemos isso quando estávamos à frente da Secretaria de Educação Municipal e estamos dando autonomia para haja uma retomada”, ressalta o prefeito Valter Kuhn que ainda fala da importância da parceria com os municípios vizinhos para a realização de eventos como esse.

Vania Becker, Secretária de Cultura do Município de Matupá fala o quanto a região ganha com evento dessa natureza e que acredita muito no sucesso e na sequencia nas edições do mesmo. “Para nós matupaenses, sermos convidados foi motivo de grande alegria por que além de expor os resultados dos trabalhos que fazemos em nosso município o evento propicia trocas de experiências e esse intercâmbio trás por consequentemente novos conhecimentos para todos que participam”.

• Tags:
  • Desfile de Bandas