A SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE TERRA NOVA DO NORTE ATENDE SEMANALMENTE 150 FAMÍLIAS ATRAVÉS DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA).
Publicado em: 24/04/2017 ás 09:00:00 Autor: Edilson José Fonte: ASSECOM/TNN-MT

A Secretaria Municipal de Assistência Social tem como missão a oferta da politica de assistência social por meio do Sistema Único de Assistência Social -SUAS, e dentre suas atribuições está o compromisso de romper com ações assistencialista, possibilitando ao cidadão Terranovense aceso a serviços, programas e projetos que especialmente faça o combate a fome e a pobreza.

Com isso, conhecendo a realidade de Terra Nova do Norte e sabendo que a maioria da população é da zona rural, constituído principalmente de pequenos agricultores que vive da agricultura familiar de subsistência à Secretaria de Assistência Social em parceria com a politica de segurança alimentar e nutricional faz parceria com o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. Criado em 2003 o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização ele compra direto do produtor e oferece gratuitamente as famílias, entidades e rede de atendimento Socioassistencial por meio da Secretaria. Esse processo desburocratiza e favorece a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações (associações) estimulando os processos de agregação de valor à produção.

Atualmente são atendidas semanalmente 150 famílias de baixa renda e que tenha em sua composição, doentes crônicos, idosos, crianças menores de 06 anos e deficiente físico. Com essa ação a Secretaria de Assistência consegue romper com a insegurança alimentar e nutricional, combater a fome e a desnutrição, fomentar a renda das pessoas que vivem da agricultura familiar. São ofertadas as famílias: frutas, legumes, hortaliças, pães, bolachas, alimentos ricos em nutrientes. e que abençoam a mesa da família terranovense.

  • Tags:
  • atende
  • familias
  • alimentos