DEZEMBRO VERMELHO: Secretaria de Saúde de Terra Nova do Norte promove o mês de prevenção às DTSs e AIDS
PREVENÇÃO
Publicado em: 05/12/2018 ás 08:53:00 Autor: ASSECOM Fonte: ASSECOM

O mês de dezembro é considerado o mês de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST e AIDS. A campanha intitulada Dezembro Vermelho é desenvolvida em todo país e traz um alerta sobre o número expressivo de casos de AIDS existentes e que estão cadastrados no sistema de informações do Ministério da Saúde.

De acordo com o responsável pelo Departamento de Vigilância em Saúde, Eliseu Venceslau de Brito, o número de casos em Terra Nova não é considerado preocupante, porém é grande quando comparado o número de casos pelo número de habitantes no município.

Hoje os profissionais das unidades de saúde de Terra Nova do Norte receberam treinamento e capacitação para atender os pacientes que precisam de atenção especial em relação aos casos de suspeitas de DSTs e AIDS. Todo atendimento é tratado de forma sigilosa e a Secretaria de Saúde disponibiliza de forma gratuita desde os exames necessários até o tratamento por meio da oferta de medicamentos e acompanhamento evolutivo.

Uma das maiores ferramentas de prevenção tem sido a distribuição de preservativos nas unidades de saúde. Desde a equipe médica, técnicos, enfermeiros e os agentes de saúde estão envolvidos no processo de orientação e informação sobre os cuidados e a importância do uso de métodos contraceptivos para prevenção das DSTs e AIDS.